segunda-feira, 21 de março de 2011

Na luta pela eliminação da discriminação racial

Nesta segunda-feira, 21, as atividades organizadas pela Divisão de Gestão Escolar – Diversidade Cultural do Setor Pedagógico da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promove ações em homenagem ao Dia Internacional de Luta pela eliminação da discriminação racial.
O objetivo, de acordo com a coordenadoria, é divulgar e refletir sobre a discriminação racial e a resolução da ONU. As atividades serão focadas para professores e alunos de 6ª série das áreas de Ensino Religioso, Educação Artística e Educação Física, sem prejuízo de outros interessados.
A data foi escolhida em memória ao “massacre de Shaperville”, ocorrido na África do Sul, berço do apartheid, em 21 de março de 1960. Na data, na cidade de Joannesburgo, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação especificando os locais por onde eles podiam circular.
No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Durante a programação, que está sendo organizada pela 18ª CRE, serão feitas apresentações artísticas, roda de conversas, cantos de músicas africanas e palestras durante todo o dia. O encontro será sediado na coordenadoria da 18ª CRE e no auditório do Senac. Mais informações sobre horários e programação podem ser adquiridas com a coordenadoria de educação.


Por Thaise Saeter

Nenhum comentário:

Postar um comentário